Tret
Dayane Prado Santos *
Vanessa Oliveira Lemos *
Resumo: Estudos demográficos recentes mostram o envelhecimento da população brasileira adquiriu um ritmo acelerado, devido à redução da fecundidade das mulheres, combinada com a expectativa média de vida em elevação, ao mesmo tempo em que o percentual de jovens está diminuindo. Faz – se primordial pensar como o Brasil esta preparando – se para o envelhecimento acelerado da população, que agravando os problemas sociais e as desigualdades, em relação às políticas públicas e o conceito da sociedade.
Palavras chave: Envelhecimento. Políticas Públicas. Problemas sociais.
Introdução:
Desde a década de 60 a um aumento do número de pessoas que atingem idades mais avançadas, apesar disso não houve melhora nas condições de vida de maior parte da população. O envelhecimento populacional nos países desenvolvidos ocorreu como um processo gradual, permitindo – lhes uma maior conscientização, desenvolvimento das ciências relacionadas ao assunto e de ações e políticas públicas. Segundo Berhring (2008), é no final do século XIX que podemos identificar como o momento em que o Estado passa a assumir e a desempenhar ações sociais de modo mais amplo, esquematizado, metódico e com caráter de obrigatoriedade. Não se tem uma data precisa para o nascimento das políticas públicas sociais, mas é unânime entre os autores que sua gênese se dá no final do século XIX.
Podemos considerar o nascimento das políticas sociais como gradual e diferente em cada país, dependendo da força, da ação, da pressão, do desenvolvimento da classe trabalhadora e das correlações e composições de força na esfera do Estado. Sua constituição é usualmente relacionada aos movimentos de massa social – democratas e ao estabelecimento dos Estados – nação na Europa ocidental.
O Estado deve criar políticas públicas que propiciem maior amparo, integração do idoso com a comunidade, abarcando não somente a saúde,