Treliças
Resistência dos Materiais
[pic]
Nomes : Lucas Pinheiro (09) e Bruno Rafael (03)
Turma : 2112
Prof. : José Cláudio
Tema : Treliças
TRELIÇAS
As treliças ou "sistemas triangulados" são estruturas formadas por elementos rígidos, aos quais se dá o nome de barras. Estes elementos encontram-se ligados entre si por articulações/nós que se consideram, no cálculo estrutural, perfeitas (isto é, sem qualquer consideração de atrito ou outras forças que impedem a livre rotação das barras em relação ao nó). Nas treliças as cargas são aplicadas somente nos nós, não havendo qualquer transmissão de momento fletor entre os seus elementos, ficando assim as barras sujeitas apenas a esforços normais/axiais/uniaxias (alinhados segundo o eixo da barra) de tração ou compressão.
A definição de treliça tem, então, como base as seguintes simplificações: 1. Articulações perfeitas; 2. Articulações com graus de liberdade de rotação (rótulas); 3. Ausência de forças aplicadas nas barras.
Trataremos a seguir da análise de treliças ideais planas, admitindo que a treliça estudada não é um caso excepcional. Assim, chamando de b o número de barras e n o número de nós e lembrando que o apoio móvel equivale a uma barra e o apoio fixo equivale a duas barras, as treliças podem ser classificadas do ponto de vista do cálculo estático em:
a) sistema móvel se b < 2n
b) treliça isostática se b = 2n
c) treliça hiperestática se b > 2n
Tipos de Treliças
[pic]
[pic]
Existem diferentes tipos de treliças que são encontrados hoje em muitas estruturas comerciais, bem como residenciais. Muitas das treliças do telhado que temos hoje são realmente pré-fabricados e cuidadosamente concebido com a finalidade de efetivamente apoiar o telha de um prédio específico onde estão instalados. Os diferentes tipos de treliças têm diferentes níveis de flexibilidade, bem como a função para que eles possam atender às necessidades específicas de apoio