O branding aplicado às mídias socias
Algum tempo sem escrever e uma justificativa. Aliás, preciso me corrigir: não parei de escrever. A verdade é que, nos últimos meses, tenho me dedicado a escrever o meu artigo de conclusão da pós-graduação. Por isso, a ausência.
Confesso que senti bastante falta de estar por aqui, mas essa falta foi suprida em partes, já que o tema do meu artigo não fugiu daquilo a que eu me dedico a aprender todos os dias: relacionamento e mídias sociais.
Há alguns meses, com a ajuda de alguns amigos e da popular @uberlandia, divulguei nas mídias sociais (Twitter, Facebook e Orkut) uma pesquisa sobre o tema e sobre hábitos de uso de internet, compra de calçados e sobre a marca Via Marte. Alguns dias de divulgação e 96 questionários já haviam sido preenchidos por mulheres uberlandenses.
| Pesquisa disponibilizada em um formulário do Google Docs. |
Dias de pesquisa, leitura e trabalho e, hoje (27/06), defendi o meu artigo. Fizeram parte da banca os queridos Rafael Ferreira Santos (meu orientador), Mirna Tonus eJuliana Palazzo. Agradeço imensamente pela credibilidade que conferiram ao meu trabalho e, principalmente, pelo conceito A que me foi dado. Confesso que fiquei bastante orgulhosa e muitíssimo feliz.
Na ocasião da pesquisa, algumas pessoas me pediram para divulgar os resultados, mas ainda não será possível, pois o trabalho não está pronto para publicação. Assim que estiver, deixarei o artigo disponível no SlideShare.
Sobre o artigo
O título do artigo é Via Marte: o branding aplicado às mídias sociais, e a motivação para a escolha do tema foi a curiosidade em entender como as fábricas de calçados se posicionam junto às consumidoras em um segmento no qual a marca é um dos fatores que menos influenciam no momento da compra.
Por que a Via Marte? Porque, há pelo menos cinco anos, ela se posiciona como uma empresa que busca ser sinônimo de beleza e moda brasileira entre suas consumidoras usando o slogan Garotas do