Treliças
As forças entre os elementos desta ponte de treliça devem ser determinadas para que cada elemento de sua estrutura possa ser desenvolvido adequadamente.
Mas o que são treliças ?
A treliça é uma estrutura de elementos delgados ligados entre si pelas extremidades. Geralmente os elementos de uma treliça são de madeira ou de aço e em geral são unidos por uma placa de reforço.
Exemplos de treliças :
Treliças planas : São aquelas que se distribuem em um plano e geralmente são utilizadas em estruturas de telhados e pontes.
Projeto de treliças :
Todas as cargas são aplicadas aos nós,normalmente o peso próprio é desprezado pois a carga suportada é bem maior que o peso do elemento. Os elementos são ligados entre si por superfícies lisas
Elemento de duas forças :
Devido as hipóteses simplificadoras,os elementos de uma treliça atuam como barras de duas forças. Se uma força tende a alongar o elemento,é chamada de força de tração. Se uma força tende a encurtar o elemento,é chamada de força de compressão.
Método dos nós :
A análise é realizada a partir do diagrama de corpo livre de cada nó que compõe a treliça. São válidas as equações de equilíbrio em estática ; ;
Método das seções:
O método das seções é utilizado para se determinar as forças atuantes dentro de um elemento de treliça. Esse método baseia-se no principio de se uma corpo está em equilíbrio,qualquer parte dele também está; O método consiste em seccionar o elemento que se deseja analisar na treliça e aplicar as equações de equilíbrio na região seccionada.
Exemplo :
Calcule as reações de apoio e as forças normais nas barras através do método de nós.
1° Passo : Condição de isoestática
2*n = b+v 2*6 = 9 + 3 12=12
2° Passo : Reações de apoio
; HE = 0 ; -> VA + VE = 50 + 100 + 50 VA + VE = 200 KN VE = 100 KN ( Momento Flector ) VA*4 -50*4 -100*2 = 0 VA = 100 KN
3° Passo : Métodos dos nós
NÓ “A” ↑ Nab ↑VA →Naf