TRELIÇAS
MECÂNICA INDUSTRIAL
TRABALHO DE ESTÁTICA
PROF: CARLOS AUGUSTO
ALUNO: Gabriel Dias De Oliveira
Resumo de Física: Estática
ESTÁTICA
A estática é a área da mecânica que estuda o equilíbrio dos corpos e pode ser dividida em duas partes: a estática do ponto material e a estática do corpo rígido. Há essencialmente dois tipos de equilíbrio: o equilíbrio estático, quando o objeto está em equilíbrio, parado (velocidade nula); e o equilíbrio dinâmico, quando o objeto em equilíbrio está em movimento. Dentro dessas duas possibilidades existem três condições de equilíbrio:
O equilíbrio estável onde as forças do sistema em questão tendem a retornar o corpo ao estado de equilíbrio mesmo havendo uma perturbação nele. No equilíbrio estável, o corpo sempre retorna às condições de equilíbrio originais.
O equilíbrio instável onde qualquer perturbação no sistema acarreta o fim do estado de equilíbrio por fazer com que alguma das forças do sistema, anteriormente equilibrada por outra de igual intensidade, passe a se sobrepor às outras, crescendo demasiadamente e deixando assim de ser equiparada por outra, consequentemente, desequilibrando todo o sistema. No equilíbrio instável, o corpo pode sair das condições de equilíbrio sob qualquer perturbação.
O equilíbrio indiferente onde o corpo tende a permanecer em sua condição atual de inércia, seja qual for ela. Se ele estiver parado, assim tenderá a ficar, se for colocado em movimento, permanecerá da mesma forma. No equilíbrio indiferente, qualquer estado de inércia assumido pelo corpo é mantido indiferentemente.
Por exemplo, um edifício de apartamentos ou de escritórios está sujeito à força peso de sua massa e dos móveis e utensílios em seu interior, além da força peso da massa de todos os seus ocupantes. Existem também outras forças: a carga do vento, da chuva e eventualmente, em países frios, a carga da neve acumulada em seu teto.