Treli as final
TRELIÇAS
DOUGLAS GONÇAVES DE PAULA RA: T534BE-0
São Paulo, SP
2015
Introdução Em engenharia de estruturas, uma treliça é uma estrutura composta por cinco ou mais unidades triangulares construídas com elementos retos cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós. Forças externas e reações consideram-se, de forma simplificada, aplicadas nesses mesmos nós.
As forças resultantes nos vários elementos das estruturas são de tração ou compressão devido ao facto de todas as articulações serem tratadas como rotuladas (livre rotação) e pelo facto de, como fora referido, as forças externas e reações serem aplicadas nos nós. Uma treliça planar/bidimensional é uma estrutura onde todos os membros e os nós se encontram no mesmo plano, enquanto uma treliça espacial/tridimensional tem membros e nós em três dimensões.
Ao conjunto de elementos horizontais superiores dá-se o nome de corda superior, sendo que estes se encontram, normalmente em compressão. Ao conjunto de elementos horizontais inferiores dá-se o nome de corda inferior, sendo que estes, por seu lado, se encontram em tração.
Índice • 1 Treliças planares
• 2 Treliças tridimensionais
• 3 Mecânica de treliças
• 4 Análise de treliças o 4.1 Forças nos elementos o 4.2 Dimensionamento dos elementos o 4.3 Dimensionamento das ligações
• 5 Ver também
• 6 Referências
Treliça planares
A forma mais simples de uma treliça é um único triângulo. Por causa da estabilidade desta forma e os métodos de análise usados para calcular os esforços presentes nos seus elementos, uma treliça composta apenas por associações de triângulos é conhecida por uma treliça simples.
Uma treliça simples é uma estrutura planar (todos os seus elementos se encontram contidos no mesmo plano). Estas estruturas planares são, normalmente, associadas em paralelo para forma estruturas de suporte de telhados e pontes.
A altura de uma