relatório de como fazer ponte de palito de picolé
Enoch batista de jesus
Resumo
O trabalho se baseia na construção de uma ponte feita de palitos de picolé que usou um sistema de montagens denominado treliças foram feitas pesquisas, cálculos que possibilitassem obter bons resultados, pois a ponte tem um peso a ser suportado, portanto o material a ser escolhido para a montagem do mesmo foi fundamental, juntamente com os cálculos feitos.
Palavras Chave: Engenharia Civil. Ponte. Treliça. Cálculos.
Introdução
“Sem dúvida que em muitos aspectos a história da construção de pontes é a história da civilização. Através dela podemos medir uma parte importante do progresso de um povo.” (Franklin D. Roosevelt).
O desenvolvimento do projeto da ponte, ensinou vários conceitos chave sobre treliças e cuidados estruturais que deverão estar presentes quando desenhar uma ponte por conta própria, algumas técnicas de construção especiais apropriadas para o tipo de material, trabalhar com confiança, sabendo que sua ponte irá suportar a carga estabelecida com sucesso, desde que se construa a estrutura cautelosamente foi possível verificar sobre os desafios enfrentados pelos construtores de verdade, os quais muitas vezes são requisitados para construírem estruturas que foram projetadas por outras pessoas.
A treliças tem uma estrutura composta de membros conectados com a finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada. Os membros são os componentes que suportam a carga da estrutura. Na maioria das treliças, os membros são dispostos em triângulos interconectados, como mostrado na figura a seguir. Devido a sua configuração, os membros da treliça estão sujeitos a tração e compressão por parte da carga, pelo fato de as treliças serem bastante resistentes e terem um peso proporcionalmente pequeno. Hoje em dia o uso de treliças se estende a construções de tetos, torres, guindastes de construção e diversas outras máquinas e