ponte de palito de picole
FEIRA DE SANTANA
2015
PPROJETO PONTE PALITOS DE PICOLÉ
Relatório técnico apresentado como avaliação parcial para obtenção de aprovação na disciplina resistência dos materiais, no curso de engenharia de produção, na faculdade Pitágoras Feira de Santana
FEIRA DE SANTANA
2015
1. INTRODUÇÃO
As pontes são construções que conectam dois pontos separados por algum obstáculo.
Elas existem desde os primórdios da humanidade. As civilizações mais primitivas já as construíam no vales em meio as florestas, para superar rios ou penhascos por exemplo, na medida que o homem foi evoluindo, as pontes evoluíram juntas, e hoje podemos observar algumas pontes espetaculares que são demonstrações da mais complexa engenharia e tecnologia conhecida pelo homem.
Essas estruturas tem uma robustez considerável, e mesmo as pontes mais pequenas são sujeitas a carregamentos, influência do ambiente e características dos materiais, fazendo necessário o uso da engenharia para sua conscrição. As pontes devem resistir a deformações, vibrações, torções flexões, além do desgaste natural da matéria a qual ela é composta (seja madeira, concreto, aço etc).
A forma estrutural da ponte é fundamental para sua resistência, e as treliças estão sempre presentes nas pontes.
Treliças são estruturas fornadas por barras, unidas umas as outras por nós, cujo a essência é distribuir a carga aplicada sobre uma estrutura.
Trabalhando-se com estruturas poligonais, comumente, é escolhido o triângulo, pois um esforço aplicado a um dos nós distribuí-se pelas barras desse polígono de forma que é atingido o equilíbrio dos nós. Porém existem outras, como na imagem abaixo.
2. OBJETIVO
O objetivo desse projeto foi construir uma ponte com palitos de picolé e cola, com 1 metro de comprimento e capaz de suportar no mínino 180 kg. Sendo resistente e não muito pesada ao mesmo tempo.
3. MATERIAIS E METODOS
Aproximadamente 2000 palitos de