treinamentos de segurança do trabalho
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Uma questão mal compreendida
Tema: Inserção dos Trabalhadores nos Programas:
Treinamento
nome: Lorena
Introdução
Hoje em dia o mercado de trabalho precisa de profissionais qualificados para desempenhar suas funções. É necessário que o funcionário seja instruído a realizar suas tarefas de maneira correta, sem que ofereça riscos, para si, para seus companheiros e para a empresa, evitando assim, acidentes indesejados que podem provocar perdas enormes, muitas vezes sem correção.
O treinamento em segurança do trabalho é muito importante, mas nem sempre é visto com bons olhos para o empregador, pois geram gastos e muitas vezes o colaborador é impedido de por em prática o que foi treinado.
Os profissionais das áreas de Segurança e
Recursos Humanos que desenvolvem programas de treinamento, invariavelmente se deparam com muitos desafios, mitos e obstáculos. Existem algumas questões reais básicas que podem ajudar a superar esses obstáculos e criar as condições propícias para que os objetivos sejam alcançados de forma segura.
Um bom profissional em treinamento na área de Segurança tem como um de seus atributos um excelente relacionamento interpessoal. Um hábil profissional de treinamento em Segurança sempre acata as boas experiências de seus treinandos. Muitas vezes tais experiências são tão importantes que se somam ao programa do instrutor, enriquecendo o seu próprio conhecimento. A habilidade para extrair as experiências de integrantes de um grupo exige interação com eles e a prática de qualidade como, por exemplo, a de saber escutar.
O conhecimento e a vivência de um trabalhador dentro de sua empresa nem sempre significam que ele será um bom profissional em treinamento.
Muitas empresas costumam pinçar dentre seus mais antigos e experientes colaboradores, um dos mais destacados técnicos para lançá-lo na área de treinamento, com a atribuição de repassar conhecimento. Mas, enfim,