treinamento em segurança no trabalho
Laíce Ferreira
Profº Marco Vinício Pereira Silva
Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI
Tecnologia segurança no Trabalho (SEG0119) – Prática do módulo III
09/11/2012
RESUMO: O presente artigo visa discorrer acerca a importância do treinamento, a segurança no trabalho, acidente, qualificação profissional dentro das organizações. O objetivo deste estudo é mostrar as vantagens dos treinamentos para a conquista da qualidade, trata-se de um trabalho de revisão com pesquisas bibliográficas, uma análise a ser feita é: como qualificar o empregado a realizar as suas atividades de acordo com as diretrizes da organização. Pois o índice de acidente no trabalho vem aumentando cada dia mais. No entanto, se a sua ferramenta é a mão de obra, ela deve estar sempre motivada e deverá está em condições de demonstrar a sua qualidade. E para manter esta qualidade como diferencial, ela deve buscar manter o seu quadro de empregados sempre reciclados e treinados.
PALAVRAS–CHAVE: Treinamento, segurança no trabalho, qualificação profissional.
1 INTRODUÇÃO
Desde a implantação das primeiras fábricas e indústrias no mundo corporativo, o treinamento já era utilizado como ferramenta de organização e qualificação do trabalho. Com o passar dos anos esse processo ganhou ainda mais força e tornou essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado de trabalho e que apostam em bons profissionais para oferecer serviços de qualidade.
Muito mas do que conhecimento, os treinamentos em segurança no trabalho tem o objetivo de capacitar profissionais que por sua vez, devem atender as expectativas das empresas. Treinar é a palavra chave para os que almejam sucesso, e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades para construir equipes preparadas e atualizadas. Apesar do principal objetivo dos treinamentos em segurança no trabalho serem a lucratividade da empresa, eles