Treinamento E Desenvolvimento
Já sabemos que o treinamento envolve a capacitação do funcionário no campo de suas atividades, já o desenvolvimento se concentra no crescimento individual dos funcionários, podendo não ter relação direta com o cargo ocupado. Dessa maneira, concluímos que treinamento e desenvolvimento caminham juntos, por isso a utilização da sigla T&D, pois devemos treinar e desenvolver nossos funcionários.
Treinamento: é “o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (CARVALHO, 1999, P. 125). O próprio autor acrescenta que, com o passar do tempo, além da preocupação básica com tarefas operacionais, é necessário se preocupar com princípios técnicos, comportamentais e morais relacionados ao cargo.
Na visão de Flippo (1970 apud MALVEZZI, 1999) O treinamento é o ato de aumentar o conhecimento e a perícia de um empregado para o desempenho de determinado cargo ou trabalho. Em outras palavras, treinar significa ensinar o funcionário a desenvolver suas atividades, desde um profissional que vai aprender a utilizar o software da empresa, até um vendedor que aprende técnicas de abordagem aos clientes, nos dois casos há o treinamento.
Dessa maneira, o treinamento é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2006).
Os treinamentos tem o objetivo de provocar mudanças no comportamento do funcionário, para que ele trabalhe de acordo com os princípios da empresa.
Desenvolvimento: O desenvolvimento é utilizado para ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o aumento da responsabilidade e para a tomada de decisão.
Na visão de Nadler (1984 apud VARGAS; ABBAD,2006), O desenvolvimento está relacionado com o crescimento individual, sem uma relação específica com o trabalho realizado. O desenvolvimento de