Treinamento e desenvolvimento
Sistema de administração de Recursos Humanos
Rápidas e intensas mudanças acontecem nas organizações e, para se manter no mercado as empresas tem buscado maior desenvolvimento de suas estratégias. As empresas devem ser flexíveis às alterações competitivas e do mercado, tendo um posicionamento às mutações dos mercados e das tecnologias. Hoje, em um ambiente competitivo, as estratégias são traçadas como forma de atingir os objetivos da empresa.
Estratégia é definida como a formulação da missão e dos objetivos da organização, bem como de politicas e planos de ação para alcança-los, considerando os impactos das forças do ambiente e a competição.
Em um sentido mais amplo, administração estratégica consiste em decisões e ações administrativas que auxiliam a assegurar que a organização formule adaptações, ajudando na adequação às mudanças.
Para determinar as metas e os objetivos da gestão estratégica, a serem cumpridos, a organização precisa de ferramentas como: planos de ação, disponibilidade de recursos e pessoas. No âmbito dos recursos humanos, a gestão estratégica de pessoas aborda varias características como: estrutura organizacional, relações de trabalho, participação dos colaboradores, organização do trabalho, carreira, salario, incentivos e treinamento. O treinamento é uma das ferramentas que auxiliam na execução das metas e objetivos estabelecidos pela empresa como um meio para os colaboradores desenvolverem suas habilidades, contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos.
Referente a importância do treinamento nas organizações é importante lembrar que existe uma diferença entre treinamento e o desenvolvimento de pessoas.
É possível compreender que o treinamento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções, e o desenvolvimento tem o foco voltado a novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelos empregados.
O treinamento deve incentivar o