treinamento e desenvolvimento
PROFº. ALEX
TURMA: “B”
Descrição e Análise de Cargos
A “descrição de cargo” pode ser entendida como o processo de se relacionar detalhadamente o que ocupante faz, sob quais condições faz e por que faz. Constitui-se assim, num retrato simplificado do conteúdo das principais responsabilidades atribuídas a um determinado cargo, que o diferencia dos demais da empresa (identidade/desenho do cargo). Já a “análise de cargo” é o detalhamento do que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e competências para que possa desempenhá-lo adequadamente. Procura ainda, determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo impõe e as condições ambientais em que o trabalho deve ser realizado.
A descrição e análise de cargos (DAC) podem ser entendidas também como ponto de partida para a identificação da maioria dos problemas no campo dos Recursos Humanos, tais como: dificuldades no processo de recrutamento e seleção; levantamento de necessidades e seleção dos conteúdos para programas de treinamento de pessoal; avaliação de cargos e determinação das faixas salariais e plano de carreira; determinação das linhas de autoridade e responsabilidade na organização; fornecimento de subsídios para a implantação de sistemas de avaliação de desempenho e mérito, dentre outros.
Recrutamento e Seleção de Pessoal
O recrutamento é o passo inicial, que consta em um conjunto de procedimentos e técnicas que busca atrair pessoas potencialmente qualificadas e capazes de ocupar determinados cargos dentro da empresa. Consiste num sistema de informação, no qual a empresa expõe suas vagas disponíveis, visando o preenchimento destas:
Quando busca atrair pessoas novas para a organização é chamado de Recrutamento Externo;
Quando busca movimentar pessoas (promover) que já fazem parte do corpo de colaboradores da organização, de cargos já ocupados para novos cargos, é chamado de