Treinamento e Desenvolvimento no EaD
Departamento de Ciências da Administração
Disciplina: Administração de Materiais
Paper – Compras (Unidade 3)
É sabido que o Sistema Social em que estamos inseridos, o capitalismo, nem sempre foi vigente. Ele surgiu a partir do êxodo rural – da urbanização. Por volta de 1840/60 o processo de Revolução Industrial já havia mudado, com uma rapidez nunca antes vista, o cotidiano da sociedade.
Com a Revolução da Manufatura, veio também às consequências dela: o consumismo, a segregação urbana e, porquê não, a necessidade de diferenciação. A mudança de paradigma que o novo Sistema Social causou pode ser definida, em uma de suas faces, pela inversão de valores, agora o importante não é ser e sim, ter. O “ter” permite segurança, remete a ideia da vida como permanente.
Logicamente os processos sociais não são debatidos fervorosamente em qualquer sala de aula, em qualquer escola ou universidade, os motivos vão desde a alienação causada pelas mídias sociais até a “verdade absoluta” já tida como natural por aqueles educados em um meio confortável, ou até mesmo por aqueles que passaram necessidades e criaram como objetivo de vida não passar mais (conseguir “fazer parte” da sociedade)
O resultado de todo esse processo, vem de encontro ao tema abordado na Unidade 3: Compras. O porquê determinados produtos/serviços são vendidos e continuam no mercado, enquanto outros não conseguem um estabelecimento saudável, é uma questão debatida pelos diferentes tipos de administradores (dos acadêmicos aos informais).
O fato é: a venda de um produto/serviço só ocorrerá a partir do momento que ele desperta a ideia de valor/vantagem no consumidor (a força dessa ideia será a percursora do lucro ao empreendedor). Essa concepção vária de acordo com os inúmeros condicionamentos que a pessoa teve na vida (seu meio social, familiar), logo, há quem valorize a qualidade, o preço, a visibilidade, a sustentabilidade e ainda (a maioria) que deseja todas essas