Treinamento tecnico
Importâncias do Planejamento de Treinamento
Para que possamos definir um bom planejamento devemos conhecer o significado dos termos: avaliar, validar e treinamento, para que se evite uma interpretação conceitual e operacional equivocada.
“Avaliar significa submeter algo a um processo de analise normalmente determinado por parâmetros concretos ou referenciais. Validar é reconhecer o valor esperado do objeto da analise efetuada, comparando a situação identificada, após uma ação de modificação do comportamento do público-alvo, aos fatos que levaram à realização do treinamento, a que se denomina, geralmente, de ‘carência’. Treinamento é a ação sistematizada de educação para a capacitação, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do indivíduo.” (BOOG, 2001, p.9).
Combinado esses três termos, podemos definir que uma das etapas do processo de treinamento é a busca de informações que levem a uma conclusão sobre o alcance dos objetivos propostos para o evento em si, em que medida, com que intensidade, e em que circunstância, sob a forma de conclusões expressas em indicadores. Segundo FERREIRA (1985) que o interesse do treinando deves ser mantido sempre em bom nível durante topo tempo e que quando explicamos sempre com a necessária clareza, precisão e concisão cada uma das diversas partes do trabalho que o aprendiz irá executar, não se esquecendo de ressaltar aquelas consideradas mais importantes.
O Treinamento técnico, dada a sua finalidade essencialmente prática, deve ser na medida do possível, quando da sua execução, escoimado de informações teóricas que não sejam solicitadas para o exercício da profissão. Esse, aliás, deve constituir o fundamento de qualquer treinamento. As aulas, sejam de tecnologia, sejam de ciências, devem ser ricas de demonstrações experimentais, propiciando aos treinandos “a oportunidade de exercitarem o raciocínio para tirarem suas próprias conclusões sobre os