TREINAMENTO PNEUS E MECANICA
A poeira das estradas de asfalto, as estradas de terra e lama, ou mesmo a areia de regiões praianas podem gerar o acúmulo de sujeira tanto dentro quanto nas partes externas do carro. O ideal é realizar uma lavagem completa por fora e realizar a higienização das partes internas, principalmente dos estofados. Verifique se não há sujeiras escondidas nos para-lamas, freios, nas borrachas das portas e na região do motor.
Pneus, rodas e balanceamento
Os pneus merecem uma atenção maior, pois a rodagem nas estradas pode causar pequenos furos ou rasgos que podem ter sido imperceptíveis durante o trajeto. Procure também por calombos ou saliências, e se necessário troque seu pneu danificado por um novo. Verifique também o balanceamento e alinhamento das rodas, que podem estar comprometidos dependo da situação de conservação das estradas, mesmo que a viagem não tenha sido muito longa.
Fluidos e componentes
É hora de verificar o nível de todos os fluídos, como óleo do motor, do câmbio, do freio, direção hidráulica, água e líquido de arrefecimento e nível da água do reservatório dos limpadores dos vidros.
A parte elétrica também merece ser checada, em especial se o carro ficou exposto à maresia, que pode oxidar os circuitos. Fique atento aos filtros de ar e ao sistema de ventilação do veículo.
É aconselhável verificar todos esses itens assim que retornar de viagem. Não espere retomar sua rotina para se deparar com pequenos imprevistos ou danos graves que podem ser evitados com uma revisão pós-viagem.
Principais itens para verificar
A melhor maneira de fazer uma revisão nos itens de seu veículo é através de um check list com os principais pontos que precisam estar em perfeito funcionamento para você “não ficar no prego”. Entre eles estão:
Alinhamento e balanceamento: eles evitam o desgaste excessivo dos pneus, além de deixarem a direção mais segura.
Arrefecimento: o sistema de arrefecimento deve ser verificado a cada 30 mil quilômetros, recebendo uma limpeza e troca do