Treinamento funcional
Ivan F. Wilwock
Carla Maria de Liz
Acadêmicos da 2º semestre de Educação Física da FURB
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado sobre o treinamento funcional para atletas de vários esportes, tendo em vista que esse treinamento vem crescendo cada dia mais nesse meio. Um dos motivos desse crescimento é por ser um grande aliado na prevenção de lesões. Com esse treinamento o atleta tende a trabalhar mais os músculos estabilizadores das articulações, do que um músculo isoladamente como acontece na academia convencional. Outro grande motivo é a alta queima de gordura corporal, pois esses treinos tendem a trabalhar vários músculos ao mesmo tempo aumentando assim o gasto energético (RATH; MATIAS, 2010).
Outro objetivo desse treinamento é corrigir movimentos que exercemos de forma errada durante nossa pratica desportiva, ao corrigir nosso movimento muitas lesões são evitadas e o treinamento funcional proporciona isso com treinamento Core onde é trabalhada a região central do corpo (TEOTÔNIO et al.,2013).
Muitos atletas estão aderindo a esse tipo de treinamento, pois há uma grande variedade de exercícios desde níveis fáceis até os mais difíceis, e por essa variação de exercícios todos os treinos são diferentes, podendo até criar circuitos onde são colocados 4 ou 5 exercícios e o atleta executa em um curto espaço de tempo aumentando ainda mais o gasto energético.
Portanto o objetivo deste trabalho é, falar sobre as qualidades desse tipo de treinamento tanto para gasto calórico como para ganho de resistência muscular um fator muito importante hoje em dia no meio esportivo. Outro ponto abordado nesse trabalho é falar como foi inserido no Brasil este tipo de treinamento
Treinamento Funcional
Quem inseriu o treinamento funcional no Brasil foram os fisioterapeutas, pois em seus métodos de trabalho faziam a utilização de exercícios que imitavam o que seus pacientes faziam no seu dia-a-dia