treinamento em segurança
Toda pessoa que trabalha esta sujeita a estar propensa a se acidentar. Para isso existem leis, decretos, e portarias que regulam a segurança, higiene, medicina e inspeção do trabalho. As empresas precisam dar condições adequadas onde o trabalho é executado, podendo ter punições e sanções.
A segurança no trabalho nas empresas é conduzida e orientada por engenheiros e técnicos de segurança. E para essa segurança existe equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, aprimoramento nas normas e procedimentos operacionais,principalmente com a norma ISSO 9000.
Os trabalhadores são orientados como usar os equipamentos , para que fiquem cientes o que pode ocorrer se não usar adequadamente.
Outro ponto chave na hora de treinar é a motivação. Agimos em função de “motivos” situações que tragam estados de maior satisfação. Se um trabalhador é cobrado pela rapidez de seu trabalho, pelo cumprimento das metas de produção, pela qualidade do produto. Sabe, em conseqüência, para assegurar seu emprego, tais objetivos são cruciais. Por outro lado, para executar suas tarefas com segurança, precisa tomar uma serie de providencias: selecionar ferramenta, cinto de segurança, etc.
Para isso, fazer um trabalho bem feito e com segurança é preciso:
• respeitar as normas de segurança, usando equipamentos adequados.
• não trabalhar rápido demais, para não sofrer acidentes.
• seguir corretamente as normas dos engenheiros e técnicos de segurança.
Se todos fizessem assim, seguissem as normas, não teria acidentes de trabalho. Mas não é o que acontece muito, por pressão do chefe, em atingir metas, por medo de perder o emprego, ira defender-se da tensão decorrente do medo de se acidentar. Com explicações do tipo “não é tão perigoso”, “sei como fazer”, são comuns no dia-a-dia da empresa.