Treinamento de Luvas para Eletricistas
CUIDADO
LUVAS ISOLANTES DE BORRACHA USO
Trabalhos com Luvas Isolantes
Trabalhos de Redes e Linhas Energizadas na Distribuição
Além do método de trabalho com bastões, existe o método de trabalho com luvas isolantes, que permite a execução de tarefas básicas, como por exemplo:
-Instalações, substituição e manutenção de equipamentos (troca de isolador, pino e disco).
-Trabalhos em manutenção preventiva (reaperto de equipamento, substituição de conectores, substituição de chaves-fusíveis, substituição de chaves-faca etc).
-Instalação de equipamentos ou modificações de estruturas (instalação de banco de capacitores, instalação de reguladores, instalação de transformadores etc).
Área de Medição
Ligação e corte de fornecimento de consumidores.
As tarefas para ligação e corte de consumidores são relativamente simples.
Exigem, entretanto, atenção especial e treinamento adequado dos eletricistas, pois os mesmos deverão fazer conexões elétricas no poste da rede e no quadro de medição, com partes energizadas em baixa tensão.
Os trabalhos em quadros de medidores exigem atenção dos elementos, a fim de se evitar possíveis curto-circuitos, uma vez que, geralmente, os serviços são executados com o quadro energizado, e as distâncias envolvidas entre "terra" e
"partes vivas" são pequenas.
Deve-se verificar as condições de isolamento das ferramentas e calçar as luvas isolantes antes de iniciar os serviços.
Cuidado no Uso
No uso de luvas isolantes devem ser tomadas as seguintes precauções e/ou cuidados: -Só podem ser utilizadas quando recobertas externamente por outras luvas apropriadas, de couro ou material equivalente.
-Evitar dobrá-las, assim como também evitar abandoná-las em locais que
comprometam seu bom estado de conservação.
-Manter as unhas cortadas rentes e os dedos desprovidos de anéis ou outros objetos capazes de danificá-las internamente.
-Ser calçadas sempre pelo mesmo indivíduo.
Armazenagem Após a realização dos trabalhos, as luvas