Origem e evolução da eletricidade
INTRODUÇÃO
A eletricidade se torna cada vez mais um bem essencial à atividade moderna, atualmente é impossível falar em crescimento econômico, sem falar em energia, dentre elas a eletricidade, que desde sua descoberta e em prol do avanço cientifico e da modernização vem exigindo cada vez mais investimentos em ampliação de capacidade e segurança no emprego de seus trabalhadores.
Em 1886 George Westinghouse com ajuda do jovem cientista Tesla desenvolveu a corrente elétrica CA (alternada), e com a nova tecnologia podiam ser desenvolvidas linhas de transmissões mais potentes, e com a utilização de transformadores elevadores de tensão, as linhas poderiam transmitir uma tensão maior, iniciando a era da transmissão em alta tensão, isto possibilitou levar esta maravilhosa descoberta a lugares cada vez mais distantes, e as linhas ao chegarem às cidades pelas subestações e transformadores, eram rebaixadas estas tensões para disponibilização em nível de domicílios, indústrias e comércios. Surgindo então a grande necessidade de trabalhadores para a construção das linhas de transmissões. Muitos se candidataram a essa emocionante tarefa, de viajar construindo as redes, sem sequer passar por treinamento e estudos.
Os eletricistas de maneira geral não costumam ter uma segunda chance diante de erros, mais para os primeiros trabalhadores que ainda não compreendiam essa força e que não possuíam treinamentos e ferramentas modernas, este trabalho era considerado o mais perigoso dentre todos os existentes na época. Portanto estes trabalhadores do século XIX possuíam a triste estatística de que para cada dois trabalhadores, um se envolvia em acidente fatal antes da aposentadoria.
Esses homens arriscavam suas vidas por um pequeno salário e regras de segurança nessa época ainda não existiam. Por isso as fatalidades ocorriam duas vezes mais, que qualquer outro trabalho considerado perigoso.
Em 1891 alguns destes