trabalho
ELETROTÉCNICA
TRABALHO SST
GILSON DE MATOS TURMA:211N3
RELATÓRIO
PORTO ALEGRE
2014
1.INTRODUÇÃO: Atos Inseguros;
Os atos inseguros ocorrem devido as atitudes do homem,desde o não uso de EPI,seu conhecimento,capacidade.Todo trabalhador traz consigo características positivas e negativas,isso é que determina a prática de atos inseguros que vem a causar acidentes.
Exemplos de atos inseguros:
*levantamento impróprio de cargas(costas);
*manutenção ,lubrificação ou limpeza de máquinas em movimento;
*operações para as quais não está autorizado;
Condições Inseguras;
Condições inseguras são fatores de acidentes que apresentam por falhas nas condições do meio ambiente de trabalho ,erros de projetos,omissão de requisitos essenciais de segurança para que se tenha um ambiente livre de riscos de acidentes.
Exemplos de Condições Inseguras:
*proteção mecânica inadequadas;
*empilhamento perigoso ;
*iluminação ,ventilação insegura ou incorreta;
*vestimenta ou roupa insegura;
2. Vídeo ALTA VOLTAGEM:
No vídeo vi que depois do desenvolvimento da eletricidade para o uso do homem, no inicio não existiam regras para se trabalhar com eletricidade nem conhecimento do que ela poderia provocar no corpo do trabalhador,também não tinham ferramentas adequadas para fazer os trabalhos; e por ter pouco conhecimento sobre os riscos aconteciam vários atos inseguros .
Em 1881 criou-se a irmandade dos eletricistas,que lutou por melhorias na segurança que instituiu pensão á família das vítimas de acidentes,mas isso quase levou o sindicato a falência devido ao alto índice de mortalidade;
No inicio do século 20 expandiu programas de aprendizagem,trabalhadores aprendiam com experiências e erros,não havia treinamento você decidia o quanto poderia arriscar.
Uma habilidade que todos deviam ter era subir em postes as técnica pouco mudaram até hoje (perneira),aprendizagem na prática.Depois de subir no poste usam um cinto que