Treinamento Alternativo
ANÁLISE DE SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Frederico
Treinamento Alternativo
OURINHOS (SP)
2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS
ANÁLISE DE SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Frederico
Treinamento Alternativo
Projeto de pesquisa, apresentado a Faculdade
De Tecnologia De Ourinhos, como exigência parcial à aprovação na Disciplina Gestão de
Recursos Humanos.
Professora: Dra. Eunice
OURINHOS (SP)
2013
A palavra treinamento tem muitos significados. Treinamento pode ser considerado um meio para desenvolver a força de trabalho dentro dos cargos ocupados (YODER, 1956). De acordo com pesquisas pode ser considerando treinamento, um condicionamento para um adequado desempenho no cargo e estendendo o conceito para uma nivelação intelectual através da educação geral
(WAITE,1952).
Já Slack, em sua obra, afirma que:
Não é coincidência que muitos programas bem sucedidos têm um gerente de treinamento como um dos principais impulsionadores.
TQM é, pelo menos, em parte, uma mudança de atitude, de maneira que a tarefa de desenvolvimento é fundamental. (SLACK 1997, p.
667).
Nos últimos tempos, um número cada vez maior de empresas vem apostando em treinamentos alternativos, baseados em atividades lúdicas e motivacionais, como forma de despertar novos padrões de comportamento nas pessoas. Para muitos, turbiná-los usando esportes como radicais rafting, rapel, escaladas e tirolesas, em geral realizadas em lugares remotos e inusitados, favorecem a versatilidade, fomentam e potencializam o desempenho, a alta performance e a satisfação do pessoal. Servem, ainda, para reforçar o espírito de equipe, integrar as áreas e proporcionar mais autonomia aos funcionários, preparando-os para assumir uma postura de liderança e inovação.
O diretor presidente da Comanda Treinamento e Consultoria Empresarial,
José Francisco de Morais, explica que a modalidade outdoor desembarcou por aqui na década de