ESTUDO DE CASO IRMÃOS ANDRADE
FINANÇAS PARA GESTORES DE RECURSOS HUMANOS
CASO IRMÃOS ANDRADE
A Construtora Irmãos Andrade é uma empresa sólida que atua no segmento de construção de residências para classe média, desde 1990. Dotada de um quadro de pessoal de 400 colaboradores, 30 no Departamento Administrativo e 370 no Departamento de Engenharia, situa-se como uma empresa de médio porte. Ela pretende no próximo ano expandir seus negócios e atingir também o segmento de imóveis classe A. Para tal, seus gestores pretendem implantar uma gestão mais profissional e preocupada com o desenvolvimento da sua força de trabalho. Após um período de análise do mercado e de suas reais capacidades, a Direção da empresa elaborou o seu Planejamento Estratégico Organizacional e determinou as seguintes ações estratégicas:
1 – Desenvolvimento de imóveis voltados à classe A;
2 – Implantação de um programa de qualidade;
3 – Redução dos custos diretos de construção.
As receitas de vendas do último ano foram de R$ 4.000.000,00 distribuídas de maneira igual pelos 12 meses do ano e os custos diretamente ligados à construção das unidades habitacionais foram de R$ 800.000,00 também distribuídos de maneira igual ao longo do ano.
1º Passo: Análise do escopo do Projeto de Recursos Humanos Para satisfazer as necessidades das ações estratégicas definidas pela empresa Irmãos Andrade, levaremos em consideração o desejo da empresa em investir no desenvolvimento de sua força de trabalho.
Para a 1ª ação, que é desenvolver imóveis voltados à classe A, a solução é investir em capacitação dos profissionais da empresa com cursos de especialização e voltados para o desenvolvimento profissional.
Contratação de consultoria especializada para implantação de um programa de qualidade, que, depois de implantado, contará com o envolvimento de parte da equipe administrativa para manutenção do programa e também com todos os colaboradores da empresa para sua perfeita execução.