Treianmento
Publicado em 10-jan-08, revisado em 4-nov-2011
O treinamento gerencial só é efetivo se as pessoas melhorarem suas técnicas gerenciais e mudarem suas atitudes em respostas a novas idéias, informações e experiências. A questão é definir qual a melhor forma de conduzir um treinamento gerencial. Formas tradicionais de ensino, ainda em uso em muitas faculdades, não provocam mudanças de atitudes, no máximo apresentam técnicas gerenciais. O aprendizado gerencial só funciona quando os participantes se submetem a experiências pessoais no uso das técnicas em problemas reais. Os melhores cursos de MBAs utilizam a técnica de aprendizado por estudo de caso. Essa técnica permite que os alunos a partir do estudo e reflexão de uma situação concreta desenvolvam seus próprios comentários, argumentos e opiniões sobre o tema. Sem dúvida, isso é muito mais rico do que um professor falando sobre teorias administrativas e conceitos de liderança. O aprendizado através de estudos de casos não necessita de recursos tecnológicos muitos sofisticados, um quadro-negro, giz e um bom texto são suficientes.
Agora como podemos levar essa experiência para as empresas. Minha sugestão é criar programas monitorados por tutores para motivar os gerentes (ou candidatos a gerentes) a buscarem o conhecimento através da analise e reflexão de estudos de casos reais da empresa. Isso levará as pessoas a terem experiências pessoais e a mudarem suas atitudes frete a problemas utilizando técnicas gerenciais eficientes.
Basicamente, esse modelo de treinamento gerencial teria a seguinte estrutura: o problema claramente identificado para análise; o cliente que será beneficiado pela solução do problema; um ambiente com infra-estrutura de reuniões para os participantes discutirem as alternativas de solução do problema; um facilitador para apresentar técnicas gerenciais e orientar as discussões do grupo; e, o patrocinador do programa.
Esse método encoraja os participantes a questionar as