Trefilação
Introdução
Extrudir é forçar a passagem de um material através de um orifício. Na indústria em geral, a extrusão de um material é usada para dar forma a ele e conferir determinadas características.
Na extrusão o material é forçado através de uma matriz, de forma similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes.
Formas resultantes: Praticamente qualquer forma de seção transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extrusão. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados têm seção transversal constante.
Características: dependo da ductilidade do material a extrudar o processo pode ser feito a frio ou a quente, em altas temperaturas. Cada tarugo é extrudado individualmente, caracterizando a extrusão como um processo semi-contínuo. O produto é essencialmente uma peça semi - acabada. A extrusão pode ser combinada com operações de forjamento, sendo neste caso denominada extrusão fria.
Fig.1 – Materiais extrudados.
Uso - produtos mais comuns: quadros de janelas e portas, trilhos para portas deslizantes, tubos de várias seções transversais e formas arquitetônicas. Produtos extrudados podem ser cortados nos tamanhos desejados para gerarem peças, como maçanetas, trancas e engrenagens, como mostrado na figura abaixo. Em operação combinada com forjamento podem gerar componentes para automóveis, bicicletas, motocicletas, maaquinário pesado e equipamento de transporte.
Materiais: Aluminio, cobre, aço, magnésio e chumbo são os materiais mais comumente extrudados
Tipos de Extrusão
No processo básico, denominado direto um tarugo cilíndrico é colocado numa câmara e forçado através de uma abertura de matriz através de um pistão hidráulico. A abertura da matriz pode ser circular ou de outro formato. A extrusão também pode ser indireta, hidrostática ou por impacto.
Destacam-se os métodos mais usuais:
Extrusão Indireta (reversa, invertida): a matriz se desloca na direção do tarugo.
Fig– Extrusão indireta.