Sociologia
EMILE DURKHEIM
1) Quais os objetivos da sociologia, segundo Durkheim? Durkheim definiu como objetivo da sociologia o fato social, “[...] Todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certa generalidade, algum interesse social”. (Durkheim – 1999, p.1). Logo, se considerarmos esses objetos como sendo fatos sociais a sociologia perde o seu domínio próprio. Assim – “[...] Só há fato social quando existe uma organização definida”. (Durkheim - 1999, p.4), como regras jurídicas, dogmas religiosos e morais, etc.
2) Como são descritos os fatos sociais? Fato social é, [...] Toda Maneira de fazer, fixado ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. (Durkheim – 1999, p.13). São fatos sociais, por exemplo, os crimes, pois existem em toda e qualquer sociedade e têm como característica comum provocarem uma reação negativa, concreta e observável da sociedade contra quem os pratica a que podemos chamar de “penalidade”.
3) Quais suas características? Coercitividade - característica relacionada como poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los. Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao individuo e independentes de sua consciência. Generalidade- os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único individuo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
4) Por que um fato social deve ser tratado como “coisa”? Porque se os sociólogos envolveram seus sentimentos, suas paixões e opiniões em seu objeto de estudo, irá dificultar o conhecimento verdadeiro. Por isso pressupõe o não