Traços
INTROVERTIDA
A personalidade introvertida é aquela que tem o seu foco de atuação predominantemente para dentro do individuo, ou seja, que direciona a atenção para o seu mundo interno de emoções, impressões e pensamentos. Assim observa-se uma ação voltada para o interior que é a retenção das emoções, pensar antes de agir, facilidade em se expressar através de escrita, ter uma postura reservada. Sendo assim o introvertido ocupa-se dos seus processos internos suscitados pelos fatos externos. Para Carl Gustav Jung a pessoa introvertida sempre elabora uma opinião subjetiva a partir da percepção do objeto (do mundo), de forma que este tenha algo a mais daquilo que é oferecido pelos órgãos dos sentidos, ou seja, um caráter subjetivo. Jung aponta para o fato de que a expressão “fator subjetivo” não deve ter a conotação preconceituosa de algo que foge à realidade.
EXTROVERTIDA
A personalidade Extrovertida predominantemente se prende àquilo que recebe do mundo através dos órgãos dos sentidos, ou seja, a impulsividade (agir antes de pensar), atenção para a ação, tem facilidade em se expressar oralmente e uma boa oratória, para Jung a extroversão é a energia da pessoa que flui de maneira natural para o mundo externo de objetos. Extroversão significa “o fluir da libido de dentro para fora.”. O indivíduo extrovertido vai confiante de encontro ao objeto. Esse aspecto favorece sua adaptação às condições externas, normalmente de forma mas fácil do que para o indivíduo introvertido.
Jung faz a distinção entre introvertidos e extrovertidos sendo extroversão como o enfoque dado ao objeto e introversão como o enfoque dado ao sujeito. Assim, em relação ao tipo introvertido e extrovertido ele revelou: “um encarrega-se da reflexão; o outro, da iniciativa e da ação prática. Enfim, Jung chamou os tipos gerais de disposição de introvertido e extrovertido e vê diferenças como: “facilmente perceptíveis até por um leigo.. “Encontráveis em absolutamente todas as