traços da liderança
Uma abordagem logica para entender a liderança é o estudo dos traços e características dos lideres eficazes (a teoria da pessoa grandiosa). Os traços dos lideres estão intimamente relacionados ao grau com que as outras pessoas os enxergam como lideres. Por exemplo, uma pessoa que exala a autoconfiança geralmente seria percebida pelas outras como portadora das qualidades de um líder. As qualidades da liderança estão agrupadas sob as categorias de habilidades cognitivas e traços e padrões de personalidade, as habilidades cognitivas apropriadas, ou habilidade mental e conhecimento. Os lideres de organizações possuem uma habilidade eficaz para solucionar problemas. Eles preveem os problemas antes que ocorram e perseveram até que eles estejam resolvidos, as posições liderança apresentam uma demanda crescente e continua da habilidade de resolver problemas. A competência técnica e profissional da empresa, é outro requisito cognitivo para a eficácia da liderança. Quando pessoas de fora são trazidas para uma empresa para assumir posições mais altas na gerencia, elas usualmente necessitam de uma especialidade para complementar suas habilidades de liderança e administrativas.
Dependendo da situação, os traços e características mais importantes variam, por exemplo, o entusiasmo pode ser mais importante para um gerente de vendas de apólices de seguro de vida do que para um gerente de controle de estoque. Autoconfiança, um líder autoconfiante, sem ser exagerado, inspira confiança entre os integrantes do grupo. O conceito de autoconfiança é útil quando estudamos liderança porque ilustra o relacionamento entre traços e comportamento.
A confiabilidade, ser visto como confiável envolve uma serie de comportamentos diferentes. Em primeiro lugar estão a consistência e a integridade comportamental. A consciência refere-se ao fato de ser confiável e previsível, como conduzir avaliações de desempenho e reembolso de despesas como foi