Traços da cultura cigana
Filosofia
Adolfo, Diego, Victoria, Jaiane, João Carlos
Traços da Cultura Cigana
Várzea do Poço
2014
Colégio Estadual Felipe Cassiano
Adolfo, Diego, Victoria, Jaiane, João Carlos
Traços da Cultura Cigana
Parte escrita do trabalho de filosofia, requerido para alcançar a nota da segunda unidade no 1° ano B Matutino.
Orientadora: Professora Gilda
Várzea do Poço
2014
Traços da cultura cigana
Origem
Os ciganos têm um milênio de história, porém há quem diga que existe há mais de 4.000 anos, Herótodo, historiador grego (484-420 A.C.), já falava dos ciganos e os colocava como habitando às margens do rio Danúbio. Alguns pesquisadores acreditam em um início de maior número na Índia. Outros atribuem ao Egito e, em seguida, às diversas ramificações acontecidas pela Europa em Geral.
Trata-se de um povo nômade, que não pertence a um determinado país e que vagueiam sem residência fixa.
Sua cultura é ágrafa, ou seja, transmite-se oralmente. É um povo fechado em seus mistérios e possui idioma próprio de identificação e comunicação, o romanês ou romani, é falado por todos, independente de seu país de origem.
Torna-se difícil aos pesquisadores, explicar a origem do povo cigano, exatamente pela imensa falta de material e pelo sigilo mantido sobre sua história e costumes.
CIGANOS NO BRASIL
Os ciganos podem ser encontrados em todo o território brasileiro e nos diferentes níveis do espectro social: são artistas, músicos,dançarinos, cartomantes, quiromantes, comerciantes, professores, médicos, advogados e funcionários públicos. Além de uma pluralidade socioeconômica, os ciganos apresentam uma enorme diversidade interna em termos de referências identitárias.
No Brasil, associações ciganas e representantes do Estado brasileiro indicam a existência de 800 mil a 1 milhão de ciganos no país. Em 2006, foi instituído o Dia Nacional dos