Trazendo o estado de volta
Theda Skocpol - 1985
Estrutura do texto:
Introdução
De Teorias centradas na sociedade a um renovado interesse nos Estado O Renascimento de uma Perspectiva Continental Europeia? A autonomia e a capacidade dos Estados Estados como atores Autonomia do Estado em Políticas Constitucionais As ações estatais são "racionais"? Podem os Estados alcançar seus objetivos? Capacidade estatal de buscar tipos específicos de políticas Estados e sua relação com cenários socioeconômicos
Estados e padrões de políticas Estudos comparados de estruturas estatais e políticas em democracias insutrial-capitalistas Estados e a capacidade política de classes sociais Introdução
Aumento do interesse sobre o “Estado”- ciências sociais
Objetivos: investigação, explicação de resultados, Estado como ator ou instituição diversas abordagens teóricas
América Latina, África e Ásia papel do Estado nas reformas políticas abrangentes – apoio no desenvolvimento econômico e negociação.
Democracias industriais (Europa, Norte da América e Japão) envolvimentos dos estados no desenvolvimento de programas sociais e na gestão econômica nacional e internacional.
Comparativos históricos formação de Estados nacionais, a desintegração e reconstrução de Estados em revoluções sociais, impacto dos Estados sobre a formação de classe, relações étnicas, direitos das mulheres, e os modos de protesto social.
Historiadores econômicos e economistas políticos Estados como instituidores de direitos e de propriedade e reguladores.
Análise exploração de questões abordadas em estudos comparativos e históricos que consideraram Estados como atores de peso e como afetam processos políticos e sociais através das suas políticas e relação com grupos sociais.
De Teorias centradas na sociedade a um renovado interesse nos Estado
Formas centradas na sociedade de explicar a política e as