Almas Tocantins - TO
Histórico
Almas
Tocantins - TO
Histórico
A cidade de Almas situa-se a sudeste do Estado do Tocantins, sendo um dos municípios mais antigos do estado.
Data de 29 de setembro de 1734, a chegada ao lugar dos primeiros moradores, tendo a frente o português Manoel Rodrigues de Araújo, que percorria a região a procura de ouro. Tempos depois chegou outro português, Bernardo Homem, que se estabeleceu na região por volta de 1920, dedicando-se a exploração de ouro e empregando largamente mão de obra escrava. Terminada, porém, a fase febril da extração do outro, o povoado entrou novamente em decadência por um longo tempo.
O português Bernardo Homem é considerado o fundador do município, construiu a primeira igreja católica, trazendo de Portugal várias imagens sacras, inclusive a de São Miguel.
A recuperação demográfica e econômica somente aconteceu decadas depois, com a introdução e criação de gado em algumas fazendas da região.
Gentílico: almense
Formação Administrativa
Não se tem memória histórica da data da elevação do povoado à categoria de distrito.
Pela Lei do Estado de Goiás, nº 2094, de 14 de novembro de 1958, foi elevado à categoria de município, pertencente à comarca de Natividade.
No dia 30 de janeiro 1959 foi instalado o município de Almas.
Fonte
Associação Tocantinense de Municípios (TO) - ATM; Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.
Almas
Tocantins - TOAlmas
Tocantins - TO
Histórico
A cidade de Almas situa-se a sudeste do Estado do Tocantins, sendo um dos municípios mais antigos do estado.
Data de 29 de setembro de 1734, a chegada ao lugar dos primeiros moradores, tendo a frente o português Manoel Rodrigues de Araújo, que percorria a região a procura de ouro. Tempos depois chegou outro português, Bernardo Homem, que se estabeleceu na região por volta de 1920, dedicando-se a exploração de ouro e empregando largamente mão de obra escrava.