TRAVE DE EQULIBRIO
Escola: A partir dos 11 anos.
Permitir a participação de todos, não é necessário movimentos e sequências obrigatórios e sim explorar a criatividade na elaboração dos movimentos. Livre utilização dos espaços alternativos como, pátios, gramados, quadras e salas de aulas etc.
Os alunos já com essa idade já estão aptos a correr, andar, saltar, lançar, arremessar.
Resultado final, aquisição de novos conhecimentos e recreação.
A Ginástica Artística tem por sua capacidade física proporcionar ritmo, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e descontração e coordenação.
Na escola o trabalho com a Ginástica Artística não tem objetivo de formação de atletas Ginastas.
OBJETIVO: Proporcionar e apresentar aos alunos os movimentos básicos da ginástica, oferecendo a oportunidade de todos os alunos, partiparem com motivação das atividades proposta pelo professor.
Exercícios e progressões
1° Exercício: Colocar uma fita no chão e demarcar suas dimensões, os alunos irão caminhar para frente, e na retaguarda, com os as garrafas pets como obstáculos dificultando a passagem e pedindo aos alunos que passem andando pela fita sem derrubar.
2°Exercício: Na mesma fita os alunos irão caminhar na retaguarda, e quando chegar no meio irão dar um meio giro, depois flexionarão os joelhos dar um salto trocando as pernas e sairão da fita com um rodante.
3°Exercício: ( Aviãozinho ), sobre a fita o aluno irá caminhar para frente até o meio aonde será feito um giro de 180º graus, em seguida farão a caminhada para frente indo até o final do banco onde será executado o aviãozinho, e a saída será feita com um rodante.
Recursos necessários que podem ser utilizados na escola
- banco sueco
- fita
- cordas
- arcos
- garrafas pet
- bolas
- plinto
Outros encaminhamentos metodológicos
Colocar obstáculos sobre o banco ou a fita, como uma bola de borracha, um arco e uma garrafa pet e pedir que os alunos passem andando pelo banco ou pela fita sem