medições eletricas
O circuito elétrico pode ser definido como o percurso completo por onde os elétrons ou os portadores de carga podem entrar de um terminal de uma fonte de tensão, passando através de condutores e componentes, até chegar ao terminal, a corrente elétrica é o movimento de elétrons livres numa direção.
Um circuito elétrico é constituído basicamente por uma ou mais fontes de energia elétrica, fios condutores e algum elemento de circuito.
A corrente elétrica não é visível e nem pode ser observada sem o auxílio de instrumentos adequados. Em nosso dia a dia, usamos fios elétricos para conduzir a eletricidade, em geral de cobre ou alumínio, que combinam boa condutividade com baixo custo. Uma lâmpada pode ser usada para indicar a existência de eletricidade e seu brilho pode ser usado como uma medida da corrente elétrica que percorre o filamento.
Apesar de rudimentar, é muito usada por eletricistas para testar uma instalação elétrica doméstica. A medida de grandezas elétricas tais como o potencial elétrico, a corrente elétrica e a resistência, entre outras, é feita com instrumentos que convertem a ação elétrica em alguma indicação sensível que pode ser observada pelos nossos sentidos. O voltímetro, o amperímetro e o ohmímetro são alguns desses instrumentos oposto da mesma fonte.
As atividades nos domínios da eletricidade e eletrônica exigem constantes realizações de medições de grandezas elétricas, para isso a utilização de aparelhos adequados e essencial. Pois as medições se reduzem das mais variáveis situações, na sua utilização, e cada vez mais generalizada, Conhecer esses princípios básicos de geração da eletricidade, e aplicar corretamente a teoria. Utilizando conscientemente a instrumentação voltada para fim, o funcionamento das fontes de tensão utilizadas para alimentar circuitos elétricos; bem como o estudo relacionado às bases tecnológicas.
Voltímetros e amperímetros são instrumentos de dois terminais que servem para medição de tensão (diferença de