travbalho
1 – Oque é DHCP ? Explique.
DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol") é um protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede que permite aos micros receberem suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.
O protocolo DHCP trabalha de uma forma bastante interessante. Inicialmente, a estação não sabe quem é, não possui um endereço IP e não sabe sequer qual é o endereço do servidor DHCP da rede. Ela manda, então, um pacote de broadcast endereçado ao IP "255.255.255.255", que é transmitido pelo switch para todos os micros da rede. O servidor DHCP recebe este pacote e responde com um pacote endereçado ao endereço IP "0.0.0.0", que também é transmitido para todas as estações.
Apesar disso, apenas a estação que enviou a solicitação lerá o pacote, pois ele é endereçado ao endereço MAC da placa de rede. Como vimos na introdução, quando uma estação recebe um pacote destinado a um endereço MAC diferente do seu, ela ignora a transmissão. Dentro do pacote enviado pelo servidor DHCP estão especificados o endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS que serão usados pela estação .
2- Qual o modo de funcionamento ? Explique.
Ao ligarem-se à rede, os clientes difundem um pedido para a rede, solicitando informação de configuração. O pedido é recebido pelo servidor de DHCP, que responderá fornecendo a informação solicitada. Sendo um protocolo normalizado, clientes com diferentes sistemas operativos poderão interactuar com este serviço, independentemente da plataforma na qual ele esteja implementado.
O DHCP oferece três tipos de alocação de endereços IP:
Atribuição manual – Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MAC (MAC Adress) do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por