Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
ALUNOS :
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
INSTITUIÇÃO
ALUNOS :
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
AIDS
A AIDS é uma infecção causada pelo vírus HIV. A sigla AIDS quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (e em outros países de língua portuguesa, é chamada SIDA) enquanto a sigla HIV quer dizer Vírus da Imunodeficiência Humana (em alguns países de língua portuguesa também é chamado de VHI, embora a sigla inglesa HIV seja mais comum).
O vírus ataca o sistema imunológico humano, que é o responsável por defender nosso organismo de doenças. O HIV ataca as células de defesa chamadas Linfócitos TCD4 e alteram o DNA destas células. Assim, estes linfócitos se multiplicam com o material genético do HIV e eles param de trabalhar para o nosso organismo e passam a servir de “abrigo” para a contínua multiplicação do HIV. Existem casos de soropositivos (aqueles que têm o HIV no organismo) que não apresentam nenhum sintoma da aids. Apesar disto, eles podem passar o vírus para outras pessoas. A aids é considerada hoje uma pandemia, ou seja é uma doença infecciosa que se espalha de forma descontrolada por diversas partes do mundo.
História da AIDS
As origens da AIDS ainda não estão certas. Algumas teorias tentam explicar o seu aparecimento, mas é difícil saber ao certo como e quando ela surgiu e como se deram os primeiros contatos e contágios humano. As teorias mais aceitas são aquelas que apresentam o vírus como originário da África. Muito antes da descoberta do vírus do HIV, já eram relatados sintomas e óbitos relacionados à doenças vinculadas à imunodeficiência, como a pneumonia e a tuberculose. Como a África é espaço de muitas outras doenças endêmicas, estes casos eram geralmente tratados como malária, desnutrição e outras infecções. Além disso, foi