trauma fechado abdominal ou pélvico
Trauma abdominal fechado – Contusão de abdômen: Ocorre quando há transmissão de energia cinética através da parede abdominal para os órgãos internos. Ruptura diafragmática com migração de órgãos abdominais para o tórax e diminuição da expansibilidade pulmonar e da ventilação com lesão dos mesmos .
O exame radiológico no trauma abdominal tem como propósito demonstrar possíveis hematomas subcapsulares, intramurais, ou intraparenquimatosos, ocasionados por traumatismos menores, alterando os contornos normais das vísceras parenquimatosas , além de evidenciarem a presença de líquidos (sangue) na cavidade peritoneal, em casos de traumas abdominais graves, acompanhados de laceração de vasos calibrosos e lesão de peritônio , que permitem o acúmulo do sangue no saco peritoneal.
O estudo radiológico no trauma abdominal pode ainda demonstrar lesões específicas de algumas vísceras, com sinais radiológicos característicos.
A ultra-sonografia e a tomografia computadorizada avaliam as dimensões e a extensão destes hematomas com precisão, sendo a angiografia utilizada como método suplementar.
A radiografia simples de abdome é de pouca contribuição diagnóstica no trauma abdominal.
No trauma fechado do abdome,somente quando se deseja identificar a presença de ar livre na cavidade peritonial e a integridade das cúpulas diafragmáticas, a radiografia simples de tórax com cúpulas poderá caracterizar uma provável rotura de víscera oca ou hérnia diafragmática.
A radiografia simples do abdome em posição ortostática e supina,pode identificar a presença de ar retroperitonial,geralmente pela melhor definição dos rins ou da sombra do músculo pssoas.
A radiografia simples da pelve faz parte da investigação radiológica de rotina do paciente politraumatizado, particularmente naqueles pacientes cujo exame clinico é pouco confiável.
A maioria dos