Tratamentos da Diabetes Mellitus
Diabetes Mellitus Tipo 1
Os principais objetivos do tratamento são:
Promover o controle metabólico, incluindo níveis euglicêmicos nos períodos pós-absortivos e pós-prandiais;
Permitir o crescimento e desenvolvimento adequados;
Promover o bem-estar físico e psíquico;
Evitar as complicações crônicas.
O tratamento de DM1 consiste em:
1. Terapia médica nutricional (dieta)
O valor calórico total (VCT) da TMN deve ser apropriado para permitir estado nutricional, crescimento e desenvolvimento adequados. A ingestão alimentar diária deve ser feita em três principais refeições: café da manhã com 20% VCT, almoço com 20% VCT de jantar com 30% VCT, e preferencialmente três refeições complementares, meio da manhã e da tarde e antes de se deitar, com 10% VCT cada uma ou com 5, 10 e 15 VCT respectivamente.
Em cada uma das três refeições principais deve conter os 03 macronutrientes necessários: carboidrato, gordura e proteínas, além dos micronutrientes: minerais vitaminas e fibras todos corretamente recomendados. Com relação aos efeitos glicêmicos do carboidrato, a quantidade total dos mesmos nas refeições é mais importante que sua fonte ou tipo. Recomenda-se que as principais fontes de carboidratos sejam cereais, frutas, vegetais e leite desnatado. Os pacientes sob terapia insulínica intensiva devem ajustar as doses de insulina pré-refeição de acordo com a quantidade de carboidratos da refeição e do nível glicêmico presente.
2. Atividade física
É desejada por seus vários efeitos benéficos, principalmente em relação ao sistema cardiovascular, mas deve ser regular, pois há um consumo de glicose pelo músculo em exercício independentemente da insulina, devendo fazer parte do plano terapêutico. O alvo mínimo é 150 minutos/semana.
3. Insulinoterapia
A insulina humana, isto é a insulina sintética com estrutura idêntica aquela do hormônio humano, tem em grande parte substituído as insulinas de origem animal. A insulina humana é produzida por