Tratamento Secundario
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”
HIDRÁULICA: EXERCÍCIOS
Sérgio Nascimento Duarte
Prof. Dr. – Dpto. de Eng. Rural
Tarlei Arriel Botrel
Prof. Livre Docente – Dpto. de Eng. Rural
Raquel Aparecida Furlan
Pós-Graduanda- Dpto. de Eng. Rural
Piracicaba, 1996
Exercícios sobre Bombas e Sistemas de Recalque
1) No sistema de recalque da figura abaixo, a perda de carga na sucção é de 1,2 m.c.a. e a perda de carga no recalque é de 12,3 m.c.a.. Pede-se:
a) A altura manométrica de recalque
b) A altura manométrica de sucção
c) A altura manométrica total 2) Os dados a seguir referem-se ao sistema de recalque representado na figura abaixo. - Vazão = 100 m3/h (líquido de escoamento = Água à temperatura ambiente) - Pressão necessária no ponto B = 3,5 Kgf/cm2 - Tubulações de ferro-fundido sem revestimento para 15 anos de uso - Diâmetro da tubulação de recalque = 125 mm - Diâmetro da tubulação de sucção = 150 mm - Comprimento da tubulação de recalque = 250 m - Comprimento da tubulação de sucção = 5 m - Acessórios na sucção = 1 válvula de pé com crivo 1 curva de 90 graus raio longo - Acessórios no recalque = 1 válvula de retenção tipo pesada 1 registro de gaveta 3 curvas de 90 graus raio longo - Use a fórmula de Hazen-Williams (C = 100) para cálculo das perdas normais e o método dos comprimentos virtuais para o cálculo das perdas localizadas. Pede-se:
a) Altura manométrica
b) Escolher bomba de 1700 RPM
c) Diâmetro do rotor
d) Rendimento da Bomba
e) Potência absorvida pela bomba
f) Potência nominal do motor elétrico comercial
3) Calcular a equação do tipo HM = hgT + K. Q 1,852 (Sendo “Q” em m3/h) para o encanamento do sistema de recalque da figura abaixo.
Dados: - Comprimento da canalização de recalque = 100 m - Comprimento da canalização de sucção = 10 m -