academico
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCACÃO E LETRAS – CCHEL.
COLEGIADO DO CURSO DE HISTÓRIA
REALIZAÇÃO E ANÁLISE DE ENTREVISTA ORAL
Trabalho solicitado a pedido da professora Claudia Hoffman, referente à disciplina de Brasil V ao 4º ano do curso de graduação em História desta Instituição de Ensino.
MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
DE 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCACÃO E LETRAS – CCHEL.
COLEGIADO DO CURSO DE HISTÓRIA
FABÍOLA WAISS FARHERR
MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
ABRIL DE 2013
O presente trabalho faz parte do que consideramos dentro de uma grade curricular de uma disciplina, de pratica de componente curricular que em outras palavras significa a realização de uma atividade prática de 16 horas num contexto geral de atividades teóricas no caso de disciplinas semestrais. Neste sentido, nosso componente curricular da disciplina de Brasil V foi à realização de entrevistas orais de vida com pessoas que tem alguma memória do período da década de 1960 mais especificadamente o período pós 64 do século XX.
Por ser o período de 1964 o ano de inicio do que viríamos a conhecer como ditadura militar ou civil militar muito se produziu no âmbito da historiografia abordando principalmente esse fenômeno o que muitas vezes conduz ao entendimento como se fosse tal momento político dos pais uma memória hegemônica, predominante no imaginário dos sujeitos que vivenciaram essa época.
Devido ao exposto acima, por vezes parece que memórias e vivências desse período que não são marcadas pelo medo e terror característico do período e disseminado por parte dos governos militares não recebem devida atenção.
Buscando demonstrar que as experiências dos sujeitos deste momento de nossa historia pode ser maiores