tratamento nas escolas publicas
Centro de Educação Aberta e a Distância
Universidade Federal de Ouro Preto
DIÁLOGO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: DILEMAS E
POSSIBILIDADES
Aluno: Bruno César Ribeiro de Campos Leal
Orientadora: Betzaida Mata Machado Tavares
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
A cordialidade e a ética são essenciais para uma relação de convivência harmoniosa na sociedade.
O ambiente escolar, na atualidade, apresenta conflitos entre os integrantes da comunidade escolar que prejudicam o desenvolvimento da escola e a formação dos alunos.
É necessário que haja uma reflexão sobre as possibilidades de diálogo entre as famílias e a escola conscientizando cada membro da comunidade escolar acerca da responsabilidade do seu papel e da importância de se relacionar de forma cordial e respeitosa.
Através da analise do Projeto Político Pedagógico da escola foi verificado a necessidade de se fazer uma reformulação desse documento de acordo com a realidade da comunidade escolar que necessita de projetos voltados para a valorização de todos os seus integrantes, além de um trabalho de promoção do dialogo, melhorando a transmissão das informações e a reciprocidade ´por parte da comunidade.
OBJETIVOS DO TRABALHO
ANÁLISE DA INTERVENÇÃO
Elaborar uma reflexão sobre como melhorar a convivência na escola através de um trabalho de conscientização promovendo maior diálogo entre a comunidade escolar tornando o ambiente mais sadio, atrativo e propício ao desenvolvimento acadêmico e social. Foi realizada oficina, incentivando a participação de toda a comunidade escolar, selecionando sugestões de bom relacionamento e atendimento entre os diferentes segmentos da instituição.
Foram confeccionados cartazes motivacionais pelos alunos de incentivo a boa convivência, respeito e valorização da comunidade escolar, que foram divulgados na instituição de ensino.
JUSTIFICATIVA
CONCLUSÃO
É de extrema importância a promoção do diálogo entre a direção, servidores, pais e alunos, na construção