tratamento estatistico
Lista de figuras
Figura 01. Sistema de suporte de buretas, bureta(10mL), régua, tubo de vidro e de borracha.
1. Objetivos
Estudar a dependência funcional entre altura e volume de um tubo de vidro, para ilustrar a teoria desenvolvida para o tratamento de dados experimentais.
Determinar o valor mais provável do diâmetro d de um tubo cilíndrico utilizando a relação funcional volume x altura conhecida a partir de uma série de medidas de volume e de altura. A validade do modelo matemático empregado é comprovada comparando o valor do diâmetro calculado com as especificações do tubo fornecidas pelo fabricante, ou medidas com o auxílio de um paquímetro.
2. Introdução
O estudo dos fenômenos pela elaboração de modelos matemáticos e a medida de sua adequação à realidade é a finalidade das aulas práticas, que constituem, na realidade, o efetivo exercício do método científico. Durante as aulas práticas aprende-se a reduzir a oposição entre o real e o possível e encontrar a região mista, a chamada região do provável: medida de uma grandeza e teoria das incertezas, por exemplo.
2.1. Noção de medida
Fazer uma medida é comparar duas grandezas de mesma espécie, uma sendo conhecida e a outra desconhecida: medida de comprimento com uma escala, por exemplo. Geralmente esta comparação consiste em associar o conjunto de grandezas da mesma natureza a um espaço vetorial unidimensional. A escolha de uma unidade corresponde à definição do número que mede uma certa grandeza deste conjunto não é outra coisa que a determinação da componente (na verdade componente contra variante) de um vetor particular do espaço considerado.
A comparação direta não é sempre possível; em consequência deve-se considerar uma relação (lei física) entre a grandeza a ser medida e outras grandezas conhecidas ou mensuráveis