Tratamento do Câncer
Opções de tratamento
O tratamento normalmente varia de acordo com o tipo estágio do tumor e do paciente. Assim, a definição terapêutica é determinada caso a caso. Vale lembrar, que quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores serão as suas chances de cura. No entanto, hoje é possível sim viver bem mesmo com a doença ou metastática.
Os tratamentos são classificados em Terapia local e Terapia sistêmica:
Terapia local
Cirurgia e radioterapia visam tratar o tumor local, sem afetar o resto do organismo.
Cirurgia: É a modalidade de tratamento mais antiga e, quando o tumor encontra-se em estágio inicial e em condições favoráveis para retirada, é a mais efetiva.
Mastectomia- Cirurgia de mama
Existem basicamente três tipos de mamoplastia: de aumento, a de redução e a mastopexia
A cirurgia para retirada do câncer de mama e a reconstrução mamária devem ter enfoque multidisciplinar, incluindo as especialidades médicas da cirurgia plástica, da imaginologia mamária, da radioterapia, da oncologia, da oncopsicologia e da fisioterapia.
Em 2013 foi instituída a Lei , 12.802, que estabelece o direito da cirurgia para reconstrução mamária colocando a prótese de silicone pelo SUS. A iniciativa contribuirá para a saúde e a autoestima da mulher vítima de câncer, que não precisará passar por anos de espera até ter acesso à cirurgia plástica reparadora, poupando traumas psicológicos e sequelas físicas.
Tumor
Radioterapia: Utiliza a radiação ionizante. É muito utilizada para tumores localizados, para os quais não há necessidade de retirada de grande parte da mama ou para tumores que não podem ser retirados totalmente por cirurgia, ou quando se quer diminuir o risco de que o câncer volte a crescer.
Radioterapia é uma modalidade médica que utiliza a radiação ionizante para tratamento de tumores.
Radiação ionizante é direcionada para erradicar o tumor.
Radioterapia Paliativa: Visa ao controle local do tumor