TRATAMENTO DE CANCER
Existem vários tratamentos contra o câncer. O desenvolvimento da utilização de compostos químicos, suas formulas e formas de ação no organismo, assim como a utilização de radiação são métodos eficazes nesse tratamento. Os quimioterápico são fármacos com grande seletividades, portanto, indivíduos que fazem o uso destes medicamentos frequentemente apresentam algumas reações adversas. As doses são definidas de acordo com o estágio em que a doença se encontra. Na radioterapia envolve a utilização. E que suas células aumentem. As especificações de cada tratamento bem como seu uso no tratamento do câncer de colorretal. QUIMIOTERAPIA
A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais.
Formas de Administração
• Quimioterapia sistêmica – As drogas são injetadas na veia ou administrada por via oral. Os fármacos entram na corrente sanguínea e atingem todas as áreas do corpo, tornando este tratamento potencialmente útil para cânceres que se disseminaram para órgãos distantes.
• Quimioterapia regional- As drogas são injetadas diretamente dentro de um vaso sanguíneo e conduzidas para a área do organismo que contém o tumor. Esta abordagem visa concentrar a dose administrada nas células cancerosas, reduzindo os efeitos colaterais, uma vez que limita a quantidade de fármacos que atinge o resto do organismo.
• Perfusão da artéria hepática – É quando a quimioterapia é administrada diretamente na artéria hepática, é às vezes, utilizada quando o câncer colorretal se disseminou para o fígado.
Quando é utilizada a quimioterapia?
A quimioterapia pode ser administrada em diferentes momentos durante o tratamento do câncer colorretal:
• Quimioterapia adjuvante – É realizada após a cirurgia para destruir as células cancerígenas remanescentes da cirurgia ou possíveis células cancerígenas que ainda são muito pequenas para serem detectadas em exames de imagem.
• Quimioterapia neoadjuvante – É administrada para tentar reduzir o tumor