tratamento de águas residuárias
As águas residuais ou residuárias são todas as águas descartadas que resultam da utilização para diversos processos. Exemplos destas águas são:
Águas residuais domésticas:
- provenientes de banheiros;
- provenientes de cozinhas;
- provenientes de lavagens de pavimentos domésticos.
Águas residuais industriais:
- resultantes de processos de fabricação.
Águas de infiltração:
- resultam da infiltração nos coletores de água existente nos terrenos.
Fonte: CETESB
Parâmetros de classificação e de qualidade das águas
Os parâmetros de qualidade de águas são dados para que, posteriormente, se possa atribuir uma classificação dos corpos hídricos, indicando assim as melhores destinações e usos diversos.
Os indicadores de qualidade física são cor, turbidez, temperatura, sabor e odor. A cor denuncia a existência de substâncias em solução, geralmente material orgânico. Já a turbidez representa a materiais em suspensão, que podem ser organismos microscópicos ou colóides, como silte, argila e outras partículas.
A temperatura é um indicador importante, visto que interfere nas propriedades da água, como oxigênio dissolvido, densidade e viscosidade. O sabor e o odor podem ser decorrentes de fontes artificiais, como poluentes industriais ou fontes naturais, como compostos orgânicos, vegetação ou algas em decomposição.
Os indicadores de qualidade química estão relacionados ao potencial hidrogeniônico (pH), alcalinidade, dureza, cloretos, ferro, manganês, nitrogênio, fósforo, fluoretos, oxigênio dissolvido (OD), matéria orgânica (Demanda Bioquímica de Oxigênio: DBO e Demanda Química de Oxigênio: DQO) e os componentes orgânicos e inorgânicos.
O pH identifica se a água é ácida ou alcalina, em função de um valor que varia de 7 a 14. Águas com pH menor que 7 são consideradas ácidas; águas com pH em torno de 7 são consideradas neutras e pH superior a 7, a água é considerada alcalina. A alcalinidade da água também pode ser