Tratamento de Águas de Abastecimento Público
CAPÍTULO: 3. Tratamento de Águas de Abastecimento Público
ITENS: 3.1. Visão Geral dos Processos de Tratamento de Água.
3.2. Concepção de Estações de Tratamento de Água (ETA's).
PARTE A - Leia os seguintes textos:
1 - Quais são os principais processos de tratamento da água?
Os principais processos para tratamento da água são: Mistura rápida, floculação, sedimentação, decantação, flotação, filtração e desinfecção.
2 - Quais são os efeitos favoráveis do processo convencional de tratamento de água? (Sugestão: use a tabela do prof. Fair)
A água bruta passa por tratamento completo em ETA, dotado dos processos de floculação, decantação, filtração, correção de pH, desinfecção (cloração) e fluoretação, antes de ser distribuída à população.
Cada processo descrito acima contribui para um benefício.
A floculação, decantação e filtração retiram a turbidez, cor e possíveis odores da água, a correção do pH dispensa comentário, a desinfecção elimina organismos patogênicos e a fluoretação reduz a incidência de cáries na população.
3 - Quais são os efeitos desfavoráveis do processo convencional de tratamento de água?
É um sistema composto de Adutora, floculadores, decantadores, filtros e reservatórios e é denominado convencional por ser comumente encontrado na maioria das estações de tratamento de água. Conforme descrito, o sistema convencional atende plenamente as necessidades de um eficiente processo de tratamento, compondo a maioria das estruturas de Tratamento de Água. O efeito desfavorável é fator econômico o processo convencional requer maiores áreas para a decantação e consequentemente maior o tempo para deposição, e a retirada do lodo é mais complicado.
4 - Qual é a limitação da aplicação de filtros lentos ao tratamento de águas?
A filtração lenta é um processo simples e de grande eficiência. O inconveniente é que ele funciona com taxas de filtração muito baixas, sendo aplicável apenas às águas de