TRATAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL ATRAVÉS DA RADIAÇÃO SOLAR - SODIS
Associação Acadêmica de Ensino Superior – ASCES.
TRATAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA CONSUMO HUMANO ATRAVÉS DA
RADIAÇÃO SOLAR
Suzana Lima1
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo informar sobre a qualidade da água de chuva destinada ao consumo humano, armazenada em cisternas de placas e posteriormente submetida à radiação solar para desativação de microrganismos patogênicos.
Água em quantidade suficiente e de boa qualidade é essencial para a vida.
No começo de 2000 um sexto da população do mundo não tinha acesso a suprimentos de água e outros mais não tinham acesso à água potável.
Este projeto foi iniciado visando atender a população de países em desenvolvimento cuja água potável é inacessível. A ideia foi apresentada pela primeira vez em 1984 por Aftim Acra, pesquisador da UNICEF.
Em 1991 uma equipe de laboratório na EAWAG/ SANDEC passou a analisar o potencial deste método para desativação das bactérias e vírus.
Obtiveram bons resultados através da ação conjunta da radiação UV-A e o aumento de temperatura da água desativando os microrganismos.
O
artigo
foi
elaborado
tendo
como
base
pesquisas
executadas
anteriormente na região semiárida, onde há problemas de escassez hídrica em períodos de secas prolongadas. Foram escolhidas algumas cisternas em comunidades rurais. Estudaram-se parâmetros microbiológicos, físicos e químicos para verificar a variação da qualidade da água durante o armazenamento, comparando com os padrões estabelecidos pela legislação pertinente à potabilidade da água.
A desinfecção solar da água através do método SODIS é muito simples e ecologicamente sustentável, uma solução de baixo custo para se beber água tratada a nível doméstico. O SODIS usa energia solar para destruição dos
1
LIMA, Suzana, Graduanda do curso de Engenharia Ambiental da Associação Caruaruense de
Ensino Superior – ASCES. suzanalim@hotmail.com
2 organismos causadores de doença. Isto melhora a qualidade da água