Alternativas sustentáveis de saneamento para comunidades isoladas
NOMEADA FACULDADE
Leandro BONDAR
ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE SANEAMENTO PARA COMUNIDADES ISOLADAS
São Paulo
2010
Leandro BONDAR
ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE SANEAMENTO PARA COMUNIDADES ISOLADAS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Pós Graduação de Meio Ambiente e Socidade da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, como requisito para obtenção do título de especialista socioambiental.
Orientador: Profª. Luciana Barreira
São Paulo
2010
RESUMO
Comunidades isoladas em países pobres ou em desenvolvimento sofrem com os problemas da falta de saneamento. Esses países encontram dificuldades em implantar sistemas de saneamento nessas comunidades, entre motivos como fator geográfico e descaso das autoridades, destaca-se o fato de se dispor de tecnologias padronizadas que são inviáveis por possuírem um alto custo na sua implantação e elevadas taxas per captas se aplicadas em pequenas comunidades, o que as tornam insustentáveis no ponto de vista social, econômico e ambiental. Com a preocupação cada vez maior em se estabelecer processos sustentáveis, tecnologias alternativas com propostas inovadoras surgem possibilitando remediar a inviabilidade de se implantar sistemas de saneamento em comunidades isoladas. Além disso, recentemente no Brasil foram sancionadas leis que tratam especificamente do saneamento ambiental, essas leis exigem a universalização dos serviços de saneamento, inclusive sugerindo buscar soluções que se adéqüem a cada situação específica.
O trabalho em questão visa apontar métodos alternativos que sejam sustentáveis, sendo economicamente viáveis para pequenas comunidades e ao mesmo tempo não gerando impactos ao meio ambiente. Também são analisadas as leis de saneamento e políticas públicas, sendo apontados caminhos de como os governos poderiam se utilizar destas tecnologias alternativas, viabilizando assim o cumprimento da lei de saneamento, melhorando