Tratamento de resíduos
Aspectos a abordar
Reciclagem Incineração Aterro sanitário ETAR
Introdução
A RECICLAGEM
A reciclagem consiste na recolha e reprocessamento de um recurso.
O Electrão
O Oleão
Reciclagem Soutiens
Vantagens
Apesar dos muitos benefícios para as pessoas e para o meio ambiente, a reciclagem ainda é encarada como uma solução de recurso para os resíduos produzidos e não como uma forma de reduzir a utilização global de recursos.
A INCINERAÇÃO
A incineração consiste na queima de resíduos que, de outra forma, poderiam poluir os solos e as águas.
O ATERRO SANITÁRIO
Num aterro sanitário, os resíduos são diariamente depositados em camadas finas, compactados e cobertos com uma camada de argila ou de plástico.
Vantagens
Podem ser construídos rapidamente; Têm uma manutenção pouco dispendiosa; Têm grande capacidade e, quando cheios, pode dar-se outra ocupação ao terreno.
Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)
Primário
Níveis de purificação
Secundário
Terciário ou avançado
Tratamento primário
O tratamento primário é um processo mecânico, durante o qual se filtram sólidos de grandes dimensões (paus, pedras, trapos, etc.) e se decanta grande parte da matéria sólida em suspensão.
Tratamento secundário
O tratamento secundário é um processo biológico, no qual bactérias aeróbias removem até 90% da matéria orgânica oxidável (resíduos biodegradáveis).
Tratamento secundário Compostagem
A compostagem consiste num conjunto de técnicas aplicadas na decomposição controlada da fracção orgânica dos resíduos sólidos ou de biossólidos.
Tratamento terciário ou avançado
O tratamento terciário, ou avançado, é constituído por uma série de processos físico-químicos que têm como fim a remoção de poluentes específicos que permanecem na água após os tratamentos primário e secundário.