Areas de intervençao
Os instrumentos de trabalho e de produção, os rituais, as crenças, o vestuário, as regras de comportamento, as formas de comunicação, a culinária, a arte, a arquitetura, as relações sociais e familiares, a educação, a conceção de bem e do mal ou de certo e de errado, a hierarquização das necessidades, a religião, a política, as instituições e as expetativas em relação ao futuro são fenómenos culturais. Na sociologia, a cultura desempenha um papel muito importante, pois assume um significado específico e é analisado na perspetiva da sua dimensão social.
Elementos materiais e imateriais de cultura
Podemos considerar como elementos imateriais de uma cultura os seus valores, as suas crenças, as suas normas, a sua linguagem e os seus ideais de bem e de mal, de justo e injusto, de beleza, de liberdade, entre outros.
Os elementos materiais de uma cultura podem ser encontrados nos seus monumentos, na sua arte, nos seus rituais e nos seus instrumentos de trabalho – em suma, nas suas concretizações objetivas.
Elementos da cultura portuguesa: | Materiais: * filigrana * cozido à portuguesa * papas de sarrabulho * galo de Barcelos * vinho do Porto * louça de Viana * Bandeira (vermelha, verde) * Hino, “A Portuguesa” | | Imateriais: * fado * religião católica * fé em FátimaFesta das Cruzes * casamentos de SantoAntónio * festas populares (S.Martinho, Sr. Matosinhos |
Na cultura hindu, a vaca é considerada um animal sagrado e, por isso, a sua carne é rejeitada na alimentação. Neste exemplo, o espiritual condiciona o material, a crença dita o comportamento (elemento imaterial).
Os postas de boas festas enviados pelo correio forma largamente substituídos pelas mensagens de correio eletrónico e SMS (elemento material).
O homem acrescenta elementos novos à sua cultura. Ele é um produto da cultura em que nasce e, simultaneamente, produtor de cultura.
Os valores e seu significado
Os valores constituem-se como um