Projeto de intervenção sobre area da saude
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR DE SERGIPE
Aluna: Rute Andrade da Silva Enfermeira
Maio de 2008 Aracaju/Se
Este projeto foi construído com a participação do colegiado gestor, da gerente administrativa, do comitê de humanização, enfim, com a somação de esforços de todas as pessoas que têm vocação em acolher, sempre acatando todas as demandas vindas de quem tem algo a contribuir.
1.Introdução
1.1 A História do Centro de Oncologia de Sergipe
O Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL) foi fundado no ano de 1996 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) designado para fornecer o diagnóstico e tratamento dos pacientes com câncer de Sergipe. As instalações funcionam em anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). O prédio que possui três pavimentos disponibiliza os serviços de ambulatório, quimioterapia, radioterapia e internamento composto por 49 leitos. No total, são 38 unidades produtivas. A equipe interdisciplinar é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, físicomédicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, pedagogos, além dos técnicos e administrativos que compõem o quadro, perfazendo um total de 233 funcionários. Cerca de cinco mil pessoas utilizam os serviços oferecidos pelo Centro, entre elas usuários de estados vizinhos como Bahia, Alagoas e Pernambuco.
1.2 Análise crítica do diagnóstico realizado
A partir do processo de observação e escuta dentro da unidade, nossa equipe pôde constatar que, independente das instalações, do espaço hospitalar ofertado aos usuários e do tratamento científico, ainda há uma grande demanda a ser atendida, no que se refere ao acolhimento do paciente oncológico. Graças ao contato direto com aqueles que utilizam os nossos serviços, percebemos que alguns sentimentos os envolvem e influenciam diretamente na resposta à cura. O